releases Toggle

CLIA ABREMAR ENCOMENDA ESTUDO SOBRE CRUZEIROS MARÍTIMOS À FGV

A CLIA ABREMAR (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) encomendou à Fundação Getulio Vargas (FGV) o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos dos Cruzeiros Marítimos no Brasil.

O trabalho, que analisou aspectos relacionados à demanda e ao gasto dos turistas nos portos, bem como o impacto econômico dos cruzeiros sobre o emprego, oportunidades de desenvolvimento e perspectivas do setor no país durante a temporada 2013/2014, é o segundo realizado pela Fundação para a CLIA ABREMAR – o primeiro levantamento analisou os impactos da temporada 2010/2011 no litoral brasileiro.

“Por causa dos altos custos com impostos e taxas, o Brasil tem perdido espaço no mercado mundial de Cruzeiros Marítimos. Países que incentivam esse tipo de turismo, como a Austrália e a Argentina, estão ocupando um lugar que antes era nosso e atraindo o turista de navios”, lamenta Ricardo Amaral, presidente da CLIA ABREMAR. Para ele, o levantamento da FGV poderá mostrar, tanto à sociedade quanto ao poder público, um raio-X completo do impacto econômico dessa atividade para a economia nacional e a queda que o setor tem enfrentado nos últimos anos.

Até 2010/2011, o segmento de Cruzeiros Marítimos era um dos que apresentam maior índice de crescimento na indústria turística nacional, com expansão média de 33% ao ano.  Mas, a partir da temporada 2011/2012, a atividade não se desenvolve como poderia.

Comments are closed.