CIDADES VIRAM PARCEIRAS PARA ATRAIR OS CRUZEIROS

De escala em escala, os navios de Cruzeiros Marítimos que singram os mares do Brasil – e de outros países sul-americanos nesta temporada 2013/2014 – vão levando benefícios sem conta aos municípios que recebem nossos hóspedes com o carinho típico da generosidade do povo brasileiro.

Conscientes da importância dos Cruzeiros para sua economia, algumas cidades procuram retribuir de algum jeito – em geral, reduzindo os custos das operações, pois não querem perder esta rara oportunidade.

Ilhabela é um bom exemplo de parceria, ao reconhecer os benefícios sociais e econômicos de nossa atividade. O próprio prefeito tem dito que os navios favorecem milhares de famílias na ilha. O diálogo é muito aberto com as autoridades locais, que buscam sempre maneiras de proporcionar a melhor experiência aos nossos hóspedes.

A Clia Abremar Brasil realizou capacitação com o receptivo em Ilhabela e obteve muito sucesso. Mas esse cenário pode mudar a partir da temporada 2014/2015, pois algumas taxas, como a de praticagem, terão aumento acima dos índices geralmente utilizados.

Ubatuba também tem se tornado uma opção interessante para o segmento, cada vez mais em busca de novos roteiros. O baixo custo da taxa portuária e a proximidade de portos de embarque (Santos e Rio) favorecem aquele município.

Nesta linha, a baiana Ilhéus é outra opção interessante para os Cruzeiros que escalam em Salvador, na ida e na volta. Com suas belíssimas praias, é um dos passeios preferidos dos brasileiros. Mas há dois inconvenientes: o preço da praticagem e a falta de infraestrutura adequada em seu porto.

Todos esses fatores influenciam as companhias no momento de escolher os roteiros. O fato é que o Brasil precisa avançar no seu olhar sobre o turismo e descobrir essa imensa fonte de divisas a ser explorada.

Pode se mirar neste exemplo do Chile, cujo governo está muito interessado em desenvolver a atividade dos Cruzeiros no país. Os chilenos reduziram os impostos para as companhias que atracarem em seus portos e ainda lançou uma promoção do tipo leve três e pague dois.

Dessa forma, quanto maior o número de portos em que os navios atracarem, maior o desconto. E mais: se consumir produto nacional, como combustível, terá outro abatimento na contribuição. É o tipo de incentivo que o Brasil pode adotar, ou pelo menos ser tomado como exemplo para beneficiar um setor que tanto recolhe aos cofres públicos.

Mas, nesse momento de temporada, estamos todos focados no bem estar de nossos hóspedes. Aqueles que aguardam para embarcar já devem se informar de cada detalhe no Guia do Cruzeirista, um manual completo de pronta referência e de serviço, com orientações para viagens nacionais, em Cruzeiros pela América do Sul e nos roteiros internacionais, que pode ser lido ou baixado em nosso site.

Ali o hóspede é informado sobre a documentação necessária em cada ponto, sobre a arrumação das malas e até os procedimentos nos terminais e no desembarque. O objetivo é poupar o tempo do cruzeirista para que ele aproveite ao máximo e transforme sua viagem em momento de sonhos.

CLIA ABREMAR BRASIL

 


MSC CRUZEIROS ANUNCIA TARIFAS ESPECIAIS PARA ROTEIROS DO CARIBE

Um dos lugares favoritos entre os turistas do mundo inteiro, o Caribe, conta agora com o MSC Divina, que faz sua primeira temporada regular na região em 2014. Os viajantes que desejam conhecer as ilhas mais famosas do mundo podem embarcar em Miami para rotas rumo ao Caribe Oeste ou Caribe Leste. A bordo deste navio que faz parte da classe Fantasia – a mais luxuosa da armadora. O MSC Divina é uma homenagem à diva Sophia Loren e, por isso, conta com uma cabine decorada pela própria atriz.

7º TANGO E MILONGA, DA COSTA CRUZEIROS, FAZ HOMENAGEM AO MAESTRO ANIBAL TROILO

Em homenagem ao centenário de nascimento do compositor e maestro de tango, Anibal Troilo, a Costa Cruzeiros anuncia uma programação especial para a sétima edição do roteiro temático Tango & Milonga. A viagem, que parte de Santos no dia 8 de março de 2014, receberá o bandoneon original do artista argentino. O instrumento ficará em exposição a bordo do navio Costa Fascinosa durante todo o cruzeiro. Os hóspedes também poderão assistir ao documentário sobre a trajetória de vida de Anibal Troilo, a palestra do cantor brasileiro de tango e amigo pessoal, Roberto Luna e a uma milonga de gala dedicada a ele e comandada pelo trio Che Bandoneon e pela DJ argentina Vivi La Falce. O 7º Tango & Milonga tem duração de oito noites e visita as cidades de Buenos Aires e Punta Del Este até retornar no dia 16 de março ao porto santista.

 

PULLMANTUR LANÇA PROMOÇÃO 2 POR 1 PARA O VERÃO NA COSTA BRASILEIRA

A armadora Pullmantur acaba de lançar tarifas promocionais para o verão. Na compra de um bilhete, o segundo sai de graça. Com tarifas a partir de R$ 2.091, as saídas podem ser realizadas no dia 2 de março, em Santos, ou 3 de março, em Itajaí. Os itinerários são de sete noites a bordo do navio Empress, ambos no sistema Tudo Incluído da empresa. Crianças abaixo de 12 anos não pagam. Outras informações em www.pullmantur.com.br

ROYAL CARIBBEAN APRESENTA ESPETÁCULO MAMMA MIA!

A Royal Caribbean International - a primeira companhia de cruzeiros com licenciamento para produções da Broadway – acaba de anunciar mais uma das atrações que estarão à disposição dos hóspedes do novo Quantum of the Seas. O musical MAMMA MIA, inspirado nas canções de sucesso da banda sueca ABBA, estará disponível a partir da viagem inaugural do novo navio que terá como base a região de Nova Iorque (porto de Cape Liberty, em New Jersey) e inicia suas operações em novembro de 2014 e contará com 16 decks, 167.800 toneladas e capacidade para 4.180 hóspedes em ocupação dupla nas 2.090 cabines.

 

NORWEGIAN GETAWAY JÁ NAVEGA

Antecipando o calendário, o Norwegian Getaway já está navegando no Mar do Norte em período de testes e treinamento da tripulação, depois de deixar os estaleiros Meyer Werft em Papenburg, Alemanha. Importantes manobras em canais estreitos pelos quais teve que passar para chegar ao mar mostraram sua maneabilidade. Com 146,600 toneladas e capacidade para 4 mil passageiros, o Norwegian Getaway terá Miami como porto-base; depois de cerimônias de inauguração na Europa, Nova York e Miami, inicia cruzeiros pelo Caribe Leste em 8 de fevereiro de 2014. E na esteira do sucesso da classe Breakaway,mais dois navios anunciados: Norwegian Escape (2015)e Norwegian Bliss (2017) , produzidos pelo mesmo estaleiro. A Firstar representa a Norwegian no Brasil.


AGAXTUR CAPACITA FUNCIONÁRIOS
A Agaxtur Turismo, atenta ao preparo e formação dos seus funcionários, reinicia os cursos de capacitação para as equipes que trabalham com cruzeiros marítimos e experiências em alto mar. Além do lado profissional, é uma grande oportunidade para o funcionário aumentar seu conhecimento em diversas áreas, desde esportes, saúde, bem estar, música, cultura, e história. Os cruzeiros temáticos vendidos pela Agaxtur são bastante populares e atrativos, comercializados rapidamente. Os mais conhecidos são os Dançantes, Fitness e Gastronômicos. Os cursos serão realizados em São Paulo, Campinas e Santos.