CRUZEIROS DE INCENTIVO E CONVENÇÕES EM ALTO-MAR, UMA RECEITA DE SUCESSO PARA SEU EVENTO - por Adrian Ursilli*


Diariamente por todo o Brasil, sobretudo nos principais centros urbanos, acontecem eventos corporativos, congressos, lançamento de produtos, encontros de negócios, treinamentos, ações motivacionais e de reconhecimento, entre outros. Para se ter uma ideia da grandeza desse mercado e de sua importância no país, de acordo com o II Dimensionamento da Indústria de Eventos, o segmento cresce aproximadamente 14% a cada ano. Esse nicho permanece aquecido e, na maioria das vezes, as ações são realizadas em hotéis e espaços especializados, seguindo um determinado padrão.

No entanto, para fugir do convencional, as organizações estão buscando alternativas inovadoras. Nesse sentido, uma excelente opção, que tem ganhado relevância na tomada de decisão dos executivos e gestores do segmento M.I.C.E, é a realização de eventos corporativos a bordo de um transatlântico. A vantagem aos que optam por uma ação em alto-mar é que grande parte dos serviços necessários já estão incluídos no cruzeiro. Aliado a essas vantagens, a embarcação navega por diversos destinos e proporciona aos participantes uma experiência diferenciada, já que todos podem aproveitar a ação a bordo, usufruir de toda a infraestrutura gastronômica, de lazer e entretenimento do navio, além de conhecer diferentes lugares.

No interior dos navios, as empresas podem reservar o teatro, por exemplo, para palestras, convenções, treinamentos, entre outros, para um público superior a mil pessoas. Além desse espaço, a infraestrutura contempla ainda inúmeros lounges, salas de reuniões e até bares que também podem permanecer à disposição da organização pelo período de tempo acordado com a armadora. Já as instalações de lazer, como piscinas, quadras e o SPA a bordo fornecem oportunidades excelentes para a realização de trabalhos em equipe. Durante as temporadas de cruzeiros no Brasil, por exemplo, empresas especializadas promovem algumas ações temáticas sobre qualidade de vida nas piscinas ou, até mesmo, nas academias. Os inúmeros restaurantes dos transatlânticos também podem ter locais reservados para que as empresas realizem jantares especiais, comemorativos ou a negócios para os seus convidados.

Em todos esses espaços, a infraestrutura para a organização dos eventos, como equipamentos técnicos de alta tecnologia, assistentes e profissionais de TI, sinalização, entre outros, já estão incluídos no pacote de cruzeiro adquirido pela empresa. Por esse motivo, entre as características mais atrativas das ações realizadas a bordo estão a praticidade e a relação custo-benefício.



De acordo com o balanço das últimas temporadas brasileiras, os minicruzeiros, opções mais procuradas pelas empresas, que variam entre três e quatro noites, são os mais convenientes para as organizações, já que oferecem as condições ideais para as iniciativas corporativas. 

Segundo dados da Clia Abremar, os minicruzeiros representam quase a metade de todas as viagens previstas no Brasil. Em outros continentes, sobretudo no Caribe e na Europa, os eventos a bordo também são uma realidade, principalmente quando os navios são fretados para ações temáticas. Esse tipo de iniciativa, que possibilita ainda mais autonomia e personalização por parte da empresa contratante - já que o navio é inteiramente fechado para esse fim - também acontece entre os roteiros nacionais.

Além de ser uma tendência, as ações realizadas em transatlânticos contam com vantagens não apenas para as organizações, mas também aos participantes. Quando os eventos são dedicados a colaboradores, por exemplo, a própria viagem se torna um diferencial e um fator estimulante para esse público, destacando em particular o aspecto motivacional que esse tipo de viagem pode representar e seu consequente recall positivo. 

É fato que o mercado de eventos permanece promissor no país e, atrelado ao setor de turismo, apresenta uma significativa contribuição na movimentação da economia. Com a descoberta de novas possibilidades para a realização de seus eventos, como as iniciativas em alto-mar, as empresas certamente encontrarão mais oportunidades para inovar, motivar e integrar suas equipes e clientes e, consequentemente, movimentar ainda mais o mercado de eventos e turismo no Brasil e no mundo.

*Adrian Ursilli, é diretor comercial e de marketing da MSC Cruzeiros do Brasil; de 2009 a 2014 atuou como vice-presidente da Clia Abremar, e escreveu nesse espaço a convite da Associação.

 

PULLMANTUR OFERECE NOVO PARCELAMENTO PARA COMPRAS A BORDO

Comprar a bordo dos navios da Pullmantur está ainda mais fácil. A armadora acaba de anunciar o parcelamento de todo consumo realizado em seus navios em 12 vezes sem juros. A conversão do câmbio é realizada no momento da compra e o cliente pode utilizar tanto o cartão de crédito nacional quanto o internacional. “Essa alternativa já era oferecida, mas antes facilitávamos o pagamento em apenas cinco vezes no cartão”, explica o diretor geral da Pullmantur no Brasil, Alexandre Zachello. Outras informações estão disponíveis em www.pullmantur.com.br

ROYAL CARIBBEAN ENCOMENDA QUINTO NAVIO DA CLASSE QUANTUM

A Royal Caribbean Cruises Ltd. acaba de anunciar o início do projeto do quinto navio da classe Quantum - conhecida como a mais moderna do mundo -, com entrega marcada para 2020. Incluindo este contrato firmado e as demandas de navios já existentes atualmente, o investimento da Royal Caribbean em novos projetos será de $1,6 bilhão, $2,4 bilhões, $0,5 bilhão, $2,5 bilhões e $1,4 bilhões em 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 respectivamente. Já a previsão de crescimento da empresa para esses anos deve ser de 5,4%, 6,4%, 3,4%, 3,7% e 6,6% respectivamente. Estes valores não incluem potenciais vendas de navios ou aditamentos que a empresa pode fazer no futuro.

 


MSC CRUZEIROS TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE NATAL EM SEUS TRANSATLÂNTICOS



 

O espírito natalino vai invadir os navios da MSC Cruzeiros. Além da decoração especial de Natal, que inclui uma vila feita de biscoitos no saguão das embarcações e do cardápio exclusivo para a ceia e almoço na data comemorativa, toda a família poderá curtir diversas atividades e apresentações temáticas a bordo. A programação natalina será realizada nos quatro transatlânticos desta temporada brasileira (MSC Splendida, MSC Lirica, MSC Armonia e MSC Magnifica) e nos demais navios da armadora, que estão operando em outros destinos ao redor do mundo.

COSTA CRUZEIROS LANÇA CONCURSO CULTURAL COSTACLUB 15 ANOS: GANHE 15 CRUZEIROS

O que faz você sonhar com uma viagem de cruzeiro Costa? Esse é o mote do Concurso Cultural “CostaClub 15 anos: Ganhe 15 cruzeiros”, lançado pela Costa Cruzeiros. A campanha, que comemora os 15 anos do CostaClub, programa de fidelidade da companhia, premiará a resposta mais criativa e original. A frase precisa ter uma palavra ou expressão em italiano. O vencedor será contemplado com 15 cruzeiros em cabine externa dupla com varanda para qualquer lugar do mundo. O concurso encerra no dia 4 de maio de 2016. O ganhador será anunciado no dia 18 de maio de 2016.

 

 
PRINCESS CRUISES INOVA COM GASTROPUB E ENTRETENIMENTO A BORDO


 

A Princess Cruises firmou parceria com grandes chefs e oferece a bordo algumas opções de novos restaurantes e até gastropub. Junto ao Chef Ernesto Uchimura, a companhia traz a bordo de navios selecionados o The Salty Dog Gastropub, que terá inventivas especialidades e culinária de alta qualidade. Um deles é um hambúrguer criado especialmente para a Princess. Já com o Chef Curtis Stone, os hóspedes compartilharão a paixão pela culinária e por diversas experiências que devem estimular seus sentidos e inspirá-los a voltar renovados. Outra novidade é o musical Magic To Do, uma parceria da Princess com o compositor de teatro musical Stephen Schwartz, premiado com Oscar®, Grammy® e Tony®. Schwartz irá criar quatro produções originais, com supervisão de uma equipe ilustre da Broadway, sendo que a primeira delas será o musical Magic To Do. Outras informações, acesse: www.discovercruises.com.br

DOIS NOVOS NAVIOS EM 2016

Dois novos navios do segmento luxo, a serem inaugurados em 2016, estão animando o mercado dos cruzeiros. O Seven Seas Explorer, da Regent Seven Seas, para apenas 750 hóspedes, começa a navegar em 20 de julho. Luxuoso, está na categoria 6 estrelas e possui sistema absolutamente all inclusive – desde vinhos e destilados premium às gorjetas, taxas, e também ilimitadas excursões em terra, além da gastronomia. Outra novidade esperada pelo mercado é o navio Sirena, da companhia Oceania Cruises, exclusivo para 684 hóspedes. Com início das operações em 27 de abril, o Sirena vai oferecer itinerários diferentes e destinos atraentes para viajantes que desejam uma experiência íntima e luxuosa.
 


 


CRYSTAL RIVER CRUISES: VENDAS LIBERADAS

Os cinco iates adquiridos pela Crystal Cruises (Mozart, Bach, Mahler, Ravel e Debussy) estreiam no segmento fluvial a partir de julho de 2016, por isso a companhia já liberou as vendas dos novos produtos. Os itinerários e outras informações estarão disponíveis no site www.crystalcruises.com, mas vale destacar alguns destinos que serão contemplados pelo projeto, como o rio Danubio, o segundo mais longo da Europa, capaz de levar a alguns dos mais instigantes destinos do continente. A Píer 1 é representante exclusiva da Crystal River Cruises no Brasil.

 


AGAXTUR REGISTRA ALTA NA PROCURA POR CRUZEIROS DE CARNAVAL



 

A Agaxtur vem registrando um aumento considerável na busca por cruzeiros de Carnaval, mesmo ainda tendo algumas opções para quem pretende viajar no começo do ano. Entre os destaques de janeiro estão o minicruzeiro a bordo do MSC Armonia, com saída de Santos, e o cruzeiro pela América do Sul de 7 noites a bordo do Costa Pacifica, com destino a Buenos Aires. Já para o Carnaval estão disponíveis três cruzeiros: 7 noites pela América do Sul a bordo do Rhapsody of the Seas. 7 noites pelo Nordeste a bordo do MSC Splendida, com saída de Santos e pernoite em Salvador. E, ainda no Nordeste, o cruzeiro de 7 noites a bordo do MSC Armonia.

CELESTYAL CRUISES – ILHAS GREGAS & TURQUIA TEMPORADA 2016

A Danan Viagens & Nova Airtour, agentes de venda da Celestyal Cruises no Brasil, anunciam que os Cruzeiros Ilhas Gregas & Turquia da temporada 2016 já estão disponíveis em seu site. O início dos cruzeiros será em 11 de março, com saídas semanais em roteiros de 2, 3, 4, 6 e 7 noites até o dia 31 de outubro. Os embarques acontecem em Atenas, Istambul e Kusadasi e os roteiros passarão por pérolas escondidas e quase intocadas no Egeu e Mediterrâneo, graças ao tamanho médio dos navios – que permitem visitação onde outras embarcações não conseguem. Pequenas ilhas, portos tranquilos, belas praias e pitorescos vilarejos. Veja o melhor da Grécia em apenas alguns dias, com a lendária hospitalidade, entretenimentos, refeições e vinhos gregos. Desconto de 15% para reservas antecipadas, efetuadas até 31 de janeiro de 2016. Informações e reservas: (21) 2262-5253 e (11) 3259-2466 ou www.novaairtour.com.br

 


QUALITOURS APRESENTA PRIMEIRO WHITE LABEL EXCLUSIVO NO PAÍS PARA BUSCA DE CRUZEIROS DE LUXO


A Qualitours inova mais uma vez no mercado de cruzeiros e lança o MyCruise Qualitours, mecanismo de busca de cruzeiros de luxo desenvolvido especialmente para agentes de viagem. Primeiro White Label exclusivo no Brasil para este segmento, a ferramenta online é gratuita, sendo totalmente integrada às companhias marítimas como Silversea, Seadream, Ponant, Paul Gauguin, Regent, Ocenia e Seabourn, com todas as suas informações em português, além dos descritivos de cabines, valores e disponibilidades reais de cada uma delas. Outra vantagem do MyCruise é o respeito à privacidade com os profissionais de turismo, já que os dados da Qualitours não são divulgados no site da agência, mantendo-se, portanto, a assinatura e o padrão visual da instituição que faz uso do serviço. Para conhecer a ferramenta, acesse o link pt.slideshare.net/qualitoutsmkt/mycruise-qualitours-o-site-que-voc-j-conhece-agora-pode-ser-seu e solicite-a nos e-mails manoela@qualitours.com.br ou vinicius@qualitours.com.br