QUEDA NO SETOR DE CRUZEIROS E AS MEDIDAS DO GOVERNO

A CLIA ABREMAR BRASIL divulgou recentemente os números da temporada 2012/2013 de Cruzeiros Marítimos no país. De acordo com os dados, os 15 transatlânticos que percorreram a costa de novembro a abril transportaram 732.163 cruzeiristas.

O número significa uma diminuição da ordem de 9% sobre o total da temporada anterior (2011/2012), que registrou 805.189 passageiros. E a queda deve permanecer para a estação 2013/2014. Os altos custos de operação e os impostos praticados no Brasil têm afastado as companhias armadoras.

Essa situação já é alertada há bastante tempo e, nela, todos perdem. As cidades-escala veem o fluxo de turistas, a venda de suvenires, a movimentação em bares e restaurantes e a quantidade de passeios turísticos cair; a geração de emprego se retrai e o turismo nacional, como um todo, é prejudicado.

A necessidade, por parte do governo, de modernizar a infraestrutura portuária para atrair mais investimentos privados é urgente. A Medida Provisória 595/12 foi sancionada no último dia 05 de junho, pela Presidência da República. A presidente Dilma Rousseff aprovou o texto, mas fez vetos, ou seja, a medida voltará a passar pelos senadores e deputados, já que será necessária a apreciação das mudanças exaltadas pela chefe do Executivo Nacional.

A MP propõe rever entraves do setor portuário que acabam relacionados com os Cruzeiros Marítimos. Um novo e adequado marco regulatório facilitaria a parceria das armadoras com o poder público no sentido de investimentos no setor.

Entendemos que essa é uma boa sinalização, por parte do governo, em querer mudar a situação atual. Nossa opinião é a de que a atitude é interessante, mas precisamos conhecer todos os termos que devem entrar em vigor em breve. Entre os itens vetados pela presidenta, estão a prorrogação automática por mais de 25 anos dos contratos de concessão e arrendamento de terminais em portos públicos; e a obrigação do cadastramento de trabalhadores avulsos que atestem a qualificação profissional para desempenho da atividade nos portos.

No entanto, ainda será preciso que o governo enxergue o potencial de nossa atividade, assim como tem feito o governo do Chile desde 2011, quando decidiu reduzir os impostos para as companhias que atracarem em seus portos com uma ação, na qual as armadoras ampliam seus ganhos com descontos à medida que os navios atracarem em mais portos. Ou seja, se a companhia atracar em três portos, terá um desconto de 80%. E, ainda, se consumir produto nacional – como combustível – a armadora terá mais um abatimento na contribuição.

Outro exemplo é a Argentina e a região da Australásia, que possuem verão simultâneo ao nosso, e presenciam o avanço de seu turismo marítimo. Para se ter uma ideia, os roteiros para Buenos Aires cresceram 27% na temporada 2012/2013 e a movimentação na Australásia (que comporta Austrália, Nova Zelândia e Indonésia), crescerá 155% até o final do ano.

O desafio brasileiro é entender que turismo não é só beleza natural e riqueza cultural. Turismo é algo mais complexo, que exige planejamento. Em contrapartida, é o principal item de exportação de bens e serviços no mundo.

Ricardo Amaral
Presidente da CLIA ABREMAR BRASIL

 


MSC CRUZEIROS LANÇA NOVO PROGRAMA DE EXCURSÕES



Mantendo a sua política de estender aos portos a qualidade de serviços prestados a bordo, a MSC Cruzeiros lança o programa de excursões da temporada 2013/2014. A armadora italiana oferece mais de 140 pacotes, entre eles um roteiro que refaz a trajetória do Papa Francisco em Buenos Aires e passeios pelas famosas vinícolas do Uruguai. As excursões terrestres podem ser compradas e parceladas junto com o cruzeiro e auxiliam os hóspedes a planejarem toda a sua viagem, uma vez que saberão no momento da compra todos os passeios que serão realizados em cada destino.

COSTA CRUZEIROS COMEMORA 20 ANOS DE TEMÁTICOS

Grande responsável pela popularização dos cruzeiros temáticos no Brasil, a Costa Cruzeiros chega a 20ª edição consecutiva do Cruzeiro Fitness nesta temporada 2013/2014. A bordo do mega navio Costa Fascinosa, o roteiro será realizado de 16 a 22 de fevereiro e promete diversas ações como clínicas de MMA, aulas de pilates e as presenças das medalhistas olímpicas do vôlei Ana Moser e Ida Álvares, do preparador físico da seleção feminina de vôlei, José Elias de Proença e do árbitro de UFC e professor de judô, Mário Yamasaki. Para o verão 2013/2014 na América do Sul, também estão confirmadas a 7ª edição do Tango & Milonga, o 11º Dançando a Bordo e o 12º Bem-Estar com participações ilustres dos dançarinos Carlinhos de Jesus e Jaime Arôxa. Em 20 anos de cruzeiros temáticos, a Costa transportou 219.141 passageiros em 15 navios diferentes. Foram, ao todo, 94 edições com 19 temas criados. Ao longo desse período, os hóspedes Costa puderam interagir com grandes nomes do esporte e da cultura brasileira. Entre eles: os jogadores Zetti, Pepe, Clodoaldo, Jairzinho, o chef Giancarlo Bolla, o produtor musical Solano Ribeiro, o cenógrafo e já falecido Cyro Del Nero, o maratonista Franck Caldeira e a jogadora de basquete Marta Sobral.

 

ROYAL CARIBBEAN ANUNCIA TERCEIRO NAVIO NA CLASSE QUANTUM


A Royal Caribbean Cruises anunciou na última semana a construção de um terceiro navio na classe Quantum, que deverá ficar pronto em meados de 2016 – o estaleiro Meyer Werft será o responsável pela produção. Os valores do novo Quantum são basicamente os mesmos dos dois primeiros da classe, o Quantum e o Anthem of the Seas, com previsão de entrega respectivamente para 2014 e 2015. A empresa recentemente revelou detalhes desta nova geração que terá uma maior oferta de cabines premium e eficiência energética em alto mar, além de atrações inéditas. Ainda sem nome, o novo navio oferecerá assim como seus "irmãos" 16 decks distribuídos em 167.800 toneladas e terá capacidade para 4.180 hóspedes em 2090 cabines.


NOVIDADES DA WINDSTAR CRUISES

Após ser vendida, no ano passado, a Windstar Cruises, representada no Brasil pela Queensberry Viagens, vem apresentando uma sucessão de boas notícias que demonstram que a companhia segue numa grande fase de crescimento. A empresa de cruzeiros passa a se chamar Global Windstar e se tornará líder na categoria de navios de pequeno porte, com a compra de três navios da Seabourn Cruises, que ganharão nomes novos e passarão por renovações para seguir o padrão Windstar. O Seabourn Pride entrará na frota em maio de 2014 e o Seabourn Legend e Seabourn Spirit um ano mais tarde, em maio de 2015. Os passageiros já habituados ao estilo Windstar Cruises, que buscam navios mais intimistas e exclusivos, terão mais opções de roteiros com estes três navios fazendo parte da frota, como Ásia e América do Sul, por exemplo. O foco é sempre visitar portos charmosos e exclusivos que os grandes navios não conseguem visitar.



 

DUQUESA DE CAMBRIDGE INAUGURA NOVO ROYAL PRINCESS
  Sua Alteza Real, a Duquesa de Cambridge, batizou no último dia 13 de junho, em Londres, o novo Royal Princess em uma espetacular cerimônia para 2000 convidados. Além da quebra oficial da garrafa de champanhe contra o navio, festividades no cais também comemoraram a inauguração. O evento incluiu performances da cantora e compositora pop britânica Natasha Bedingfield cantando seu hit "Unwritten", a atriz britânica e "primeira-dama do West End de Londres" Kerry Ellis, dentre outras atrações. Com capacidade para 3600 passageiros e 141 mil toneladas, o Royal Princess é um navio de última geração. Entre as características especiais encontradas a bordo estão o grande atrium, que serve como o centro social do navio e oferece uma série de restaurantes e opções de entretenimento; o Seawalk, uma passarela sobre a água; um top-deck de passeio, com fundo de vidro, que se estende além de 8 metros da borda do navio; o novo “Santuário”, com luxuosas e privativas cabanas à beira da piscina, que parecem flutuar sobre a água; um estúdio de televisão; a maior loja de doces a bordo; e muito mais. A Discover Cruises é representante exclusiva da Princess Cruises no Brasil.

DANAN VIAGENS APRESENTA PROMOÇÕES EM ROTEIROS DA LOUIS CRUISES

A Louis Cruises está oferecendo 20% de Desconto para o segundo passageiro em cabine dupla, nos Cruzeiros de 7 noites do navio Orient Queen com embarque e desembarque em Atenas, visitando os portos de Istambul, Mykonos, Patmos, Kusadasi (Éfesos), Rodes, Heraklion (Creta) e Santorini. Os passageiros também poderão embarcar em Istambul e desembarcar em Atenas. As saídas de Atenas são todas as sextas, de 03/Maio a 11/Outubro (exceto nos meses de julho e agosto) e de Istambul todos os sábados. A promoção acima é válida somente para reservas efetuadas de 01/Maio a 30/Junho.