A FUGA DOS NAVIOS

Nessa última temporada, nossos navios transportaram 596.532 hóspedes pelo Brasil de novembro de 2013 a abril deste ano, uma queda de 18,5% em relação aos 732 mil da temporada anterior, ou menos 136 mil embarques. Desta vez, tivemos onze navios em roteiros pelo litoral brasileiro, e sempre com capacidade total, pois a demanda continua forte. Aliás, demanda não é o problema do nosso setor, como sabemos.

Na temporada anterior foram quinze navios de nossas empresas associadas. E 17 navios entre 2011 e 2012. Essa queda deve continuar para a próxima temporada, prevista para começar em novembro deste ano, talvez com dez navios.

Infelizmente, configura-se uma tendência de fuga de navios dos mares brasileiros, em razão do alto custo da operação que temos aqui. Os gastos das companhias de Cruzeiros Marítimos no Brasil estão entre os maiores do mundo, levando-se em conta os impostos, a praticagem (o preço que se cobra pelas manobras nos portos) e combustível. É por isso que as empresas mandam seus navios para países onde os custos são menores, como a Austrália.

De todo modo, a menor participação brasileira fez a América do Sul recuar de 3,9% em 2013 para 3,3% em 2014 no mercado global, enquanto a do Caribe subiu de 34,4% para 37,3% e da Australásia aumentou de 5% para 5,9%.

Hoje, os dez primeiros do ranking dos Cruzeiros Marítimos são os seguintes:

• Estados Unidos
• Grã-Bretanha e Irlanda
• Alemanha
• Itália
• Austrália e Nova Zelândia
• Canadá
• Brasil
• Espanha
• França
• Escandinávia e Finlândia

A CLIA Abremar Brasil continua a trabalhar para que este país volte a crescer e recuperar o posto de quinto maior mercado de Cruzeiros no mundo. Hoje ocupamos a sétima posição, apesar de mostrar exaustivamente ao governo brasileiro os projetos para alavancar o setor.

Como sabemos, o poder público no Brasil é vagaroso na tomada de decisão, ao contrário da iniciativa privada.

A CLIA Abremar tem o dever de abrir as portas para o desenvolvimento dos Cruzeiros Marítimos, estreitando as relações com o governo e lideranças políticas do país e mostrando que nossa atividade é muito importante para toda a indústria do turismo nacional, por gerar milhares de empregos em terra e a bordo, por desenvolver a economia nos municípios onde os navios fazem escala e por abrir as cortinas do nosso país aos turistas estrangeiros que nos visitam.

Afinal, nossa atividade chegou a criar 25 mil postos de trabalho no auge do seu crescimento, mas esse número vem caindo nos últimos anos. Não é um dado interessante para um governo que tem nas taxas baixas de desemprego uma de suas principais bandeiras.

CLIA ABREMAR BRASIL


PULLMANTUR LANÇA PROMOÇÃO DE UPGRADE PARA A COPA DO MUNDO

No período do mundial, de 12 de junho a 13 de julho, os clientes que fizerem reservas para navegar pelo Caribe com o Monarch podem ganhar upgrade gratuito. Ao todo serão mais de 400 lugares em promoção com saídas para agosto, setembro e outubro dos portos de Colón e Cartagena.

AZAMARA CLUB CRUISES TRAZ AZAMARA JOURNEY PARA O BRASIL EM 14/15

O navio Azamara Journey, da Azamara Club Cruises, empresa do grupo Royal Caribbean, fará seis cruzeiros pela América Latina entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. Serão roteiros de 9 a 18 noites, que visitarão várias cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro. No Carnaval, serão oferecidos pacotes especiais de excursão para o Desfile das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí.

 

MSC CRUZEIROS APRESENTA PROGRAMA DE EXCURSÕES PARA 2014/2015

A MSC Cruzeiros lança o seu novo programa de excursões para a temporada 2014/2015 na América do Sul, que poderá ser desfrutado nas escalas dos quatro navios da armadora que visitarão o continente. As opções de passeio são variadas e reúnem o que há de melhor para conhecer o roteiro escolhido. Outra vantagem é o pagamento, que pode ser incluso no parcelamento do cruzeiro, facilitando ainda mais a programação da viagem.

ÍDOLO COMANDA CLÍNICA DE TÊNIS NO 13º BEM-ESTAR DA COSTA CRUZEIROS

A Costa Cruzeiros anuncia a participação de um dos maiores ícones do tênis brasileiro, Carlos Alberto Kirmayr. O tenista comandará a segunda edição da Clínica de Tênis Kirmayr em Alto-Mar a bordo do mega navio Costa Favolosa entre os dias 7 e 14 de fevereiro de 2015. Em sete noites, o cruzeiro Bem-Estar visita as cidades de Montevidéu e Buenos Aires. A quadra do navio será transformada na Arena Kirmayr. No local, os passageiros poderão participar de aulas lúdicas de tênis com a equipe de Kirmayr ou assistir de camarote aos treinamentos técnicos da 2ª Clínica de Tênis Kirmayr em Alto-Mar. Também está programada uma aula especial de Cardio Tênis. A modalidade combina os principais movimentos do tênis com exercícios cardiovasculares e de alta queima calórica ao som de músicas animadas.

 

NORWEGIAN INVESTE NA QUALIDADE

A Norwegian Cruise Line vai investir US$ 250 milhões no programa "Norwegian Next” que engloba revitalizações, em 2015, dos navios Norwegian Jewel, Norwegian Pearl, Norwegian Sky e Norwegian Spirit. Novos menus cortesia e entretenimentos, mais tecnologia e conservar o compromisso da Norwegian com o meio ambiente. Tudo com base no sucesso dos novos Norwegian Breakaway e Getaway. A Firstar é a representante da Norwegian no Brasil.

NAVIGARE LANÇA A 13ª EDIÇÃO DA VIAGEM TÉCNICA

Em 2014 a Navigare embarcará mais uma turma de alunos para participar da Viagem Técnica, que ocorrerá de 13 a 16 de dezembro a bordo do Costa Favolosa. Pioneira no mercado brasileiro, a Viagem Técnica, tem participação exclusiva de estudantes e profissionais de Turismo e áreas afins (Hotelaria, Gastronomia, Lazer, Eventos e etc). A experiência profissional e docente no setor de Cruzeiros Marítimo da Professora Telma M. Brito transformou a Viagem Técnica numa atividade reconhecida por diversas universidades no país, companhias marítimas, associações e profissionais do setor de Turismo. Inscrições e informações: navigare@navigare.tur.br

 

AGAXTUR INICIA FESTIVAL DE CRUZEIROS
Pioneira em cruzeiros no país, a Agaxtur iniciou seu Festival de Cruzeiros. De junho a setembro, os clientes poderão aproveitar as promoções para as principais companhias marítimas do mercado. Os descontos variáveis podem chegar a 50%. Além disso, a operadora dispõe do sistema Pag Flex, que possibilita o parcelamento da viagem em até 24 vezes.

 

PRINCESS CRUISES LEVARÁ MAIS DE 100 MIL TURISTAS AO JAPÃO EM 2014

A Princess Cruises comemora sua 2º temporada dedicada exclusivamente ao Japão. Os navios Diamond e Sun Princess foram especialmente preparados para visitar atrativos como Tóquio (Yokohama), Nagasaki, Hakata, Kobe, Península de Shiretoko com belíssimos cruzeiros cênicos, entre outros. A expectativa é de que estes dois navios recebam mais de 100 mil hóspedes na temporada que vai de abril a outubro de 2014. "Além deste ser mais um produto diferenciado da Princess Cruises os agentes podem oferecê-lo a seus clientes mais exigentes que buscam novas experiências com todo o conforto e qualidade”, afirma Pablo Zabala, diretor comercial da Discover Cruises, representante exclusiva da Princess Cruises no Brasil.