PARTIDA PARA A PRÓXIMA TEMPORADA

Fim de temporada, os navios partem agora para outras partes do mundo com todo o seu conforto e o máximo de comodidade para seus hóspedes. Voltarão para a temporada 2014/2015 para confirmar que os Cruzeiros Marítimos aportaram no Brasil para ficar, pois esta atividade cresceu e se consolidou em nosso País, empregando milhares de pessoas em terra e a bordo, movimentando a economia do País e dos municípios em que as embarcações fazem escala.

Essa temporada começou em novembro do ano passado com onze navios, com a expectativa de hospedar 648 mil cruzeiristas em 230 roteiros de viagens. Como sabemos, a oferta foi 15% menor que a temporada anterior, com 762 mil leitos disponíveis.

Ainda enfrentamos alguns desafios conhecidos, como os altos custos e infraestrutura portuária precária, o que tem levado à queda de movimento. Esses assuntos ainda serão muito debatidos pela Associação, que tem se empenhado para alcançar as respectivas soluções.

Se tivemos uma temporada muito tranquila a bordo, com viagens inesquecíveis para nossos hóspedes, não podemos dizer o mesmo em terra. Duas ocorrências chamaram a atenção e tiveram ampla repercussão na imprensa.

A primeira em Búzios, até hoje não esclarecida, apesar da insistência da CLIA Abremar para não deixar nenhuma dúvida no ar. Ocorre que surgiram algumas manchas amareladas próximo de suas praias, onde ancoram grandes embarcações, de navios de Cruzeiros a petroleiros da Petrobrás.

Antes de qualquer análise da água, e sem nenhum embasamento técnico, o secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio e o prefeito da cidade se apressaram a dizer que o mar foi poluído pelos navios de Cruzeiros. Esse secretário chegou ao cúmulo de fotografar, de helicóptero, as manchas perto de nossos navios e distribuir o material para a imprensa. Pronto, estava configurada a versão daqueles políticos.

A reação da Clia Abremar foi imediata: impossível um produto químico vazar de nossas embarcações e poluir o mar. Para provar a tese, solicitamos os laudos feitos pelo instituto de análises subordinado à Secretaria de Meio Ambiente do Rio. Passado meses do incidente, o tal laudo simplesmente foi negado. Evaporou.

A armação política apenas confirma nossa tese: alguns proprietários de mansões daquela cidade, que vive do turismo, não querem os turistas de Cruzeiros por ali. Mas quem tem a ganhar com o turismo em Búzios não são eles, mas grande maioria da cidade, por fomentar sua economia, por abrir mais as portas para suas atrações. Mais uma vez os políticos defenderam a minoria privilegiada da cidade.

A outra ocorrência teve seu epicentro em Salvador. Um fiscal do Ministério do Trabalho convocou a Polícia Federal e a imprensa – na verdade, quatro jornalistas “convidados” – para flagrar funcionários insatisfeitos num dos navios. Um grande alarde para o que chamaram de “trabalho escravo” a bordo.

Ora, todos os anos são mais de 2.500 brasileiros recrutados para o trabalho nas embarcações. E apenas onze os insatisfeitos, embora o tratamento dispensado seja o mesmo para todos. As leis nacionais e internacionais são rigorosamente cumpridas pelas empresas associadas, conforme nota distribuída pela MSC e Abremar para esclarecer os fatos.

Mas, infelizmente, a acusação ganha manchetes; o esclarecimento, notinhas de rodapé. A velha máxima de que, no Brasil, a versão tem mais valia do que os fatos.

De todo modo, as duas encenações das quais os Cruzeiros Marítimos foram vítimas apenas reforçam a tese de que o setor cresceu muito no País. E o sucesso costuma incomodar.


CLIA ABREMAR BRASIL


COSTA CRUZEIROS LANÇA NOVOS MINICRUZEIROS PARA AMÉRICA DO SUL

A companhia marítima anuncia a operação de dois novos minicruzeiros para a América do Sul durante a temporada 2014/2015. Os roteiros serão realizados a bordo do mega navio Costa Favolosa e partem do porto de Santos nos dias 21 e 25 de março de 2015, respectivamente. Os dois minicruzeiros visitam em quatro noites os destinos de Porto Belo, em Santa Catarina, e de Angra dos Reis, no litoral fluminense. A medida visa atender à aquecida demanda do mercado corporativo por viagens curtas de incentivo e por fretamentos. No total, a Costa fará quatro minicruzeiros, sendo que os primeiros acontecem na segunda quinzena de dezembro deste ano.

PULLMANTUR É VENCEDORA NO PRÊMIO DESTAQUE COMPANHIA DE VIAGEM

A Pullmantur foi eleita Destaque em Operadora de Navegação no Prêmio Companhia de Viagem. O evento visa reconhecer as empresas que mais contribuíram para o segmento. Há três anos no Brasil, a armadora já se destaca no setor de cruzeiros . Em 2013, a Pullmantir foi eleita melhor Companhia Marítima do Brasil no Encontro Nacional das Agências de Viagem, promovido pela AVIRRP.

 

NAVIOS DA ROYAL CARIBBEAN TERÃO FESTAS DA COCA-COLA DURANTE A COPA

A Royal Caribbean International acaba de anunciar uma parceria com a Coca-Cola para o período da Copa do Mundo. A companhia será sede da única festa oficial da marca em alto-mar. A programação inclui a transmissão de todos os jogos com direito a uma grande comemoração internacional. O navio ainda receberá atividades especiais temáticas como brincadeiras para as crianças, brindes e copos de edição limitada da Coca-Cola feita especialmente para o Mundial na compra de um pacote de bebidas all inclusive.

MSC CRUZEIROS REFORÇA AS GRAND VOYAGES 2014/2015

A MSC Cruzeiros, líder no mercado de cruzeiros no Mediterrâneo, África do Sul e Brasil, convida os cruzeiristas para desfrutarem de uma experiência completa com as Grand Voyages. Este conceito de viagem, muito popular entre os europeus, tem crescido junto ao público sul-americano. Na temporada 2014/2015, os navios MSC Preziosa, MSC Poesia e MSC Lirica, partirão do Mediterrâneo rumo ao Brasil, com roteiros de 19 e 20 noites, repletos de atrações.

 

PRINCESS CRUISES IRÁ TRANSMITIR OS JOGOS DA COPA DO MUNDO

Antenada com os grandes eventos esportivos, a Princess Cruises anuncia que irá transmitir ao vivo todos os jogos da Copa do Mundo de 2014 nos navios Dawn, Diamond, Emerald, Regal, Royal, Ruby, Sapphire, Sea e Sun Princess, assumindo o compromisso com os fãs do futebol, que não perderão um segundo dos mais disputados jogos do torneio. “A Princess Cruises reitera seu compromisso de oferecer os melhores serviços e entretenimento a bordo de sua frota. Estamos felizes em representar com exclusividade esta grande empresa”, afirma Pablo Zabala, diretor comercial da Discover Cruises, representante exclusiva da Princess Cruises no Brasil.


OS ESPECIALITAS EM CRUZEIROS
A maior operadora marítima do Brasil inova e apresenta um lançamento exclusivo aos agentes de viagem: os Especialistas em Cruzeiros Agaxtur. Coordenados por Mariza Rosa, diretora de capacitação, os colaboradores selecionados foram submetidos a treinamentos especiais com representantes das principais companhias marítimas do mundo para oferecer todas as condições nas negociações para cruzeiros da temporada brasileira e pelo mundo, além dos cruzeiros de luxo, priorizando sempre a excelência no atendimento às agências.

 

REFORMAS NOS NAVIOS DA REGENT SEVEN SEAS

O Seven Seas Mariner e o Seven Seas Voyager, dois dos mais luxuosos navios da Regent Seven Seas, acabam de passar por uma reforma milionária. Esta remodelação imprimiu uma atmosfera mais clean e elegante às luxuosas embarcações de cruzeiros, mantendo, porém, o clima aconchegante e charmoso da Regent Seven Seas Cruises. Atualmente, o Seven Seas Mariner encontra-se no meio de uma navegação de 10 noites a partir de Monte Carlo a Veneza. Já o Seven Seas Voyager se prepara para oferecer algo ainda mais exclusivo nos roteiros da Ásia e África, entre outubro 2014 e maio 2015, que é a inclusão de roteiros PRÉ ou PÓS cruzeiros em suas tarifas.