MOMENTO DE ENCONTROS E DESPEDIDAS

Chegou o momento de receber nossos hóspedes para mais uma temporada. Desta vez, onze navios farão 230 viagens pelo Atlântico com 648 mil cruzeiristas até abril de 2014. Todos os envolvidos nesta gigantesca operação estão preparados para transformar em sonhos todos os roteiros.

Afinal, é nossa missão, da qual faz parte o compromisso de qualidade com os clientes, que esperam sempre o melhor atendimento e as melhores condições para desfrutar cada momento proporcionado pelos Cruzeiros Marítimos.

Para favorecer ainda mais os hóspedes, a Clia Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) lançou o Guia para Cruzeiristas, um manual completo para que ninguém perca tempo procurando informações. O tempo é para ser gasto em lazer, contemplação, entretenimento. Para esquecer em terra todos os aborrecimentos do dia-a-dia.

Basta acessar o link para o download do guia no site da associação (www.abremar.com.br): ali estão reunidas informações sobre o que é permitido levar para o navio, documentação necessária em viagens nacionais e internacionais, procedimentos nos terminais.

Da arrumação das malas ao desembarque, este manual de pronta referência e de serviço orienta o cruzeirista, que assim aproveita a viagem com muito mais tranquilidade. O Guia para Cruzeiristas foi elaborado pelo Grupo de Estudos Técnicos de Infraestrutura e Operações da Clia Abremar Brasil, em parceria com Receita Federal e Polícia Federal, e apoio das entidades representativas do turismo brasileiro - nossa dica é que o agente de viagens divulgue esse Guia para seus clientes.

Os navios desta temporada em nosso País serão Costa Fascinosa, Costa Favolosa; Grand Celebration; MSC Magnifica, MSC Orchestra, MSC Poesia, MSC Preziosa; Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign, Pullmantur Zenith; Splendour of the Seas (Royal Caribbean).

Como sabemos, o número de navios diminuiu em relação a temporadas passadas em razão de alguns desafios conhecidos, como os altos custos e infraestrutura portuária precária, além da assombrosa burocracia. Mas esses assuntos ainda serão bastante debatidos pela Clia Abremar, que tem se empenhado ao máximo para alcançar as respectivas soluções.

O fato é que o Brasil precisa se conscientizar da importância dos Cruzeiros Marítimos para sua economia. Não apenas pela entrada de divisas, mas por abrir mais as portas aos turistas estrangeiros, mostrar a exuberância de suas belezas naturais, a diversidade de sua cultura.

Em cada destino, os Cruzeiros Marítimos provocam um movimento raro nas economias locais. São milhares os turistas que desembarcam nessas cidades para consumir em bares, restaurantes, nas lojas, nas compras de souvenirs, no transporte. Não à toa, muitas cidades facilitam a parada ali dos Cruzeiros.

Mas a economia do País ganha também de outras formas. Este ano, por exemplo, 2.500 tripulantes brasileiros estão sendo contratados para a temporada nos onze navios. Como se sabe, o setor de Cruzeiros obedece à legislação nacional de cabotagem, pela qual 25% da tripulação de cada embarcação devem ser compostos por brasileiros. Porém, se contarmos ainda os empregos gerados em escritórios, agências de viagem, receptivos e nas cidades em que os navios fazem escala, este número é quadruplicado.

Ou seja, o Brasil ganha muito durante a temporada de Cruzeiros Marítimos. E poderia ganhar muito mais se alguns dos entraves fossem removidos.

Ricardo Amaral
Presidente da CLIA ABREMAR BRASIL

 


ROYAL CARIBBEAN TEM CRUZEIRO GASTRONÔMICO INÉDITO NO PAÍS

A Royal Caribbean anuncia seu terceiro cruzeiro temático para a temporada 2013/2014 no litoral brasileiro. O Splendour of the Seas receberá no próximo dia 4 de abril a primeira edição do Royal Gourmet, que promete aguçar os mais diversos paladares. O navio sairá de Santos com destino a Punta Del Este e Montevidéu, no Uruguai e Buenos Aires, na Argentina, e trará a bordo importantes chefs para uma programação com workshops de vinho, aulas com direito à degustação dos pratos preparados, refeições temáticas e atividades gastronômicas para a família toda, além de um jantar especial criado especialmente pelos chefs convidados.

MSC CRUZEIROS DESTACA ROTEIROS PELO MEDITERRÂNEO E ILHAS CANÁRIAS

Pensando nos hóspedes que escolhem janeiro para viajar à Europa, a armadora italiana destaca roteiros que visitam as belas cidades banhadas pelo Mediterrâneo. A bordo do MSC Fantasia, os hóspedes podem escolher os roteiros de 11 noites que percorrem o litoral italiano, além de incluir ilha e cidades da Grécia e Haifa em Israel. Em rotas de 7 noites, o MSC Splendida parte de Gênova e percorre La Goulette (TUN), Marselha (FRA), Barcelona (ESP) além de Palermo e Civitavecchia (ITA). E para os fãs de sol, o MSC Armonia pode ser a opção ideal, com suas rotas pelas Ilhas Canárias, saindo de Las Palmas, Arrecife de Lanzarote e Santa Cruz de Tenerife (ESP); Casablanca e Agadir (MAR). É possível consultar outros roteiros pela região.

 

COSTA FASCINOSA RECEBE PRÊMIO DE MELHOR NAVIO PARA FAMÍLIAS

A premiação alemã “Kreuzfahrt Guide Awards 2013” elegeu o Costa Fascinosa, da Costa Cruzeiros, o melhor navio para se realizar cruzeiros em família. O reconhecimento foi feito por um júri composto por 11 especialistas internacionais do setor marítimo e anunciado no início de novembro durante um congresso em Hamburgo. Segundo o júri, o Costa Fascinosa reúne atrações para toda a família como o serviço gratuito de monitores para crianças até às 01h30 da manhã e o Squok Club, parque aquático infantil. As famílias brasileiras poderão vivenciar a experiência de viajar a bordo do mega navio Costa Fascinosa nesse verão 2013/2014. O transatlântico retorna a América do Sul em dezembro para sua segunda temporada consecutiva.

PULLMANTUR OFERECE PACOTES PARA REVEILLON EM SALVADOR

Para quem ainda não definiu seu destino de Ano Novo, a Pullmantur oferece itinerário de sete noites a bordo do navio Sovereign para aproveitar o Réveillon em Salvador. A embarcação sairá de Santos no dia 28 de dezembro e atracará na capital baiana às 14h do dia 31. Durante o percurso, o navio também fará paradas no Rio de Janeiro e em Búzios. Além disso, os passageiros contarão com a comodidade do exclusivo sistema Tudo Incluído da Pullmantur. A partir de R$ 2885 por pessoa, crianças até 12 anos não pagam.

 

FIRSTAR FESTEJA

A Firstar tem muito a festejar. Dois navios de suas marcas representadas foram campeões, em 2013, pelo Cruise Critics. O Norwegian Breakaway, da NCL, foi premiado como Best New Ship. Já a companhia, recebeu destaque por seus inovadores Studios, que ganharam na categoria de Melhores Cabines Internas. Já o AmaPrima, da AmaWaterways, inaugurado este ano, mereceu o prêmio de Melhor Novo Navio de Cruzeiro Fluvial de 2013. Os pontos mais importantes da avaliação foram: cabines espaçosas e com varandas duplas, novidade no AmaPrima, assim como no AmaBella, AmaCerto e AmaVerde.


PRINCESS CRUISES AMPLIA FROTA
Em 2013 a Princess Cruises, representada no Brasil pela Discover Cruises, adicionou à sua frota o primeiro de dois navios da sua nova geração: o Royal Princess, que recebeu inúmeras premiações das mais influentes publicações da área de turismo, como Travel Weekly Magellan Award, Conde Nast, Travel & Leisure, além do jornal USA Today. Átrio, Lotus Spa e a SeaWalk foram uma das categorias contempladas. O próximo lançamento da Princess, o Regal Princess, chegará em junho de 2014 trazendo ainda mais inovações para que seus passageiros possam escapar completamente!