DA EXCLUSIVIDADE ÀS ATRAÇÕES INÉDITAS, O QUE LEVAR EM CONTA AO ESCOLHER O TAMANHO DO NAVIO - por Ricardo Amaral*


Até 2020 o mercado de cruzeiros deve receber aproximadamente 55 novos navios marítimos e fluviais. As empresas têm investido bilhões de dólares para apresentar alternativas cada vez mais modernas, dando ao hóspede um leque ainda maior de opções que vão de gigantes repletos de atividades surpreendentes a embarcações que chamam a atenção exatamente pelo contrário, com seu tamanho reduzido, ambientes luxuosos e exclusividade de serviço. Mas quais os aspectos que devem ser levados em conta ao definir o melhor cruzeiro para férias inesquecíveis?

O principal ponto a ser considerado é o perfil do hóspede. Vai viajar com toda a família ou de lua de mel? É grande apreciador da alta gastronomia ou está mais preocupado em relaxar ao sol e fazer refeições casuais com os filhos pequenos? Adora super produções, esportes radicais e muita adrenalina ou prefere assistir ao pôr do sol na varanda com uma garrafa de champanhe? Acha que as férias são uma excelente oportunidade para fazer novos amigos ou apenas esquecer do mundo e apreciar belas paisagens com a companhia de um ótimo livro e uma taça de vinho? O fato é que a indústria elevou seus serviços a um certo ponto que, atualmente, podemos dizer com propriedade que existe um navio com serviços e atrações pensadas e estudadas para atender a maioria das pessoas. Nos grandes navios, com capacidade para mais de cinco mil hóspedes, é possível encontrar restaurantes assinados por chefs de renome internacional, lanchonetes de redes globais, atrações infantis com personagens de animação, internet de alta velocidade, esportes radicais, shows exclusivos e musicais como os da Broadway, parques aquáticos, alas específicas para solteiros e até bares onde robôs servem as bebidas. 

Hoje em dia os grandes navios são uma atração à parte. Eles se transformaram em um atrativo tão interessante quanto os destinos visitados. Um grande hotel flutuante com atividades modernas, inéditas e inimagináveis até mesmo em terra, que acabam superando as expectativas dos hóspedes em toda a sua experiência: do processo de check-in ao desembarque. A lista de novidades inclui até mesmo uma releitura do tradicional modelo de jantar em dois turnos, que foi reinventado para dar mais mobilidade aos que procuravam um ambiente mais informal para suas férias. 

E ao mesmo tempo que as companhias têm investido grandes cifras em pesquisa e implementação de altíssimas tecnologias, buscando entregar opções inusitadas, elas também apostam em navios e serviços cada vez mais exclusivos. Os pequenos navios são dedicados a agradar um nicho importante e crescente de viajantes atentos aos detalhes que, para eles, fazem a diferença. 

Navios menores podem ter um número maior de tripulantes por hóspede, entregando um serviço de alto nível. Suas dimensões reduzidas proporcionam a atracação em portos de difícil acesso e a quantidade consideravelmente menor de pessoas a bordo torna a alta gastronomia e a personalização de atendimento uma tarefa mais fácil. São transatlânticos para àqueles que sabem apreciar o luxo e a simplicidade que se esconde por trás da exclusividade.



Os roteiros, obviamente, ainda têm um grande peso na decisão de compra nas viagens de cruzeiro. Mas o hóspede brasileiro, que foi amadurecendo com o passar dos últimos anos, chegou ao ponto de exigir a combinação do destino dos sonhos ao navio que melhor atende às suas necessidades. Não importa se viaja com a família, com amigos ou em uma jornada romântica, ele sabe bem o que procura, tem altas expectativas e não quer ser decepcionado. É importante conhecer com profundidade os produtos oferecidos pelas companhias para auxiliar esse cliente exigente, pois até mesmo os navios grandes possuem suítes onde o hóspede terá um atendimento exclusivíssimo e os pequenos uma determinada saída durante um período festivo no destino onde todos a bordo terão uma vida repleta de atividades e experiências incríveis. 

 

*Ricardo Amaral é Vice Presidente Regional para América Latina e Caribe e diretor geral da Royal Caribbean Cruzeiros Brasil, e escreveu nesse espaço a convite da CLIA ABREMAR BRASIL

 


MSC CRUZEIROS É HOMENAGEADA COM 30 PREMIAÇÕES EM 2015 EM RECONHECIMENTO À EXPERIÊNCIA ÚNICA QUE OFERECE A BORDO

A MSC Cruzeiros recebeu, em 2015, 30 renomados prêmios em diversos mercados, que vieram de publicações dedicadas às empresas do setor e aos consumidores, que enalteceram a contínua dedicação e estratégia da armadora para oferecer as mais atrativas opções de viagens e a melhor experiência de férias da indústria. Como exemplo, no Brasil, a armadora foi eleita a “Melhor Companhia de Cruzeiros de São Paulo” por meio de uma pesquisa do Instituto Datafolha. Além desse reconhecimento, durante a 38ª Aviesp Expo de Negócios e Turismo, a empresa recebeu, pela oitava vez consecutiva, o prêmio de “Melhor companhia marítima a operar no Brasil”, fruto de uma votação pelos agentes de viagens.

ROCK INVADE O NAVIO COSTA PACIFICA NO CARNAVAL COM A RÁDIO KISS FM

Em parceria com a rádio Kiss FM, o cruzeiro de Carnaval, da Costa Cruzeiros irá reunir grandes nomes do rock entre os dias 6 e 13 de fevereiro de 2016 para shows exclusivos aos hóspedes. Batizado de CarnaRock, o roteiro receberá a Plebe Rude, um dos maiores nomes do rock de Brasília; o grupo de heavy rock Republica; as bandas covers Zoom Beatles and U2 Cover Brasil, além do grupo Detonator e as Musas do Metal. Os shows serão apresentados e comandados por cinco locutores da Kiss FM, que também estarão no navio. O cruzeiro de Carnaval a bordo do Costa Pacifica parte de Santos no dia 6 de fevereiro e em sete noites percorre as cidades de Salvador e Ilhéus, na Bahia.

 

PULLMANTUR PRORROGA PROMOÇÃO PARA CRUZEIROS NO CARIBE

Os clientes da Pullmantur que realizarem reservas ao Caribe até o dia 31 de outubro poderão levar até duas crianças com menos de 12 anos, na mesma cabine, pagando somente as taxas. A promoção inclui ainda o pacote Tudo Incluído Plus para adultos e o Tudo Incluído Guppy, sem bebidas alcoólicas, para as crianças. A iniciativa é válida para o roteiro Antilhas e Caribe Sul, a bordo do navio Monarch da Pullmantur, com embarques em Colón (Panamá) e Cartagena das Indias (Colômbia), de dezembro de 2015 a março de 2016. Consulte saídas participantes, a promoção não válida para datas comemorativas. Outras informações em www.pullmantur.com.br.

AZAMARA CLUB CRUISES APRESENTA REFORMULAÇÃO DE SUAS CABINES E SUÍTES

A Azamara Club Cruises, companhia boutique do grupo Royal Caribbean, revelou as novidades das suítes e cabines dos navios Azamara Journey e Azamara Quest, parte do programa que irá revitalizar a frota da companhia a partir do início de 2016. Foram contratados alguns dos consultores de design mais importantes do mundo para transformá-las em um verdadeiro e moderno oásis em alto-mar. Foram definidas novas cores e a atmosfera dos cômodos, bem como mobiliário e tecidos em geral para que os hóspedes desfrutem de ambientes mais confortáveis, atemporais e elegantes.

 

O MELHOR NAVIO DE CRUZEIRO


 

O Riviera, navio de luxo da Oceania Cruises é o Melhor Navio de Cruzeiro vencedor do Prêmio O Melhor de Viagem & Turismo 2015/2016, escolhido por um júri de especialistas formado por profissionais do mercado e de jornalistas da revista Viagem & Turismo e equipe do Guia Quatro Rodas. “Estamos imensamente honrados com este prêmio, verdadeiro selo de qualidade a este contemporâneo e impecavelmente elegante navio da Oceania”, afirmou Estela Farina, Diretora Geral da Oceania Cruises, no Brasil. “Inaugurado em 2012 o Riviera é um navio de luxo para 1250 passageiros atendidos por 800 tripulantes,que privilegia o bem viver, com escolha criteriosa de portos, em destinos sempre renovados. Roteiros do Riviera podem ser encontrados na recém-lançada brochura da Oceania “A Europa e as Américas” em português. Para informações : info@oceaniacruisesbrasil.com.br 11 3253 7203 ou 21 3553 7646


PIER 1 FECHA PARCERIA COM VOLVO

A Pier 1 Cruise Experts, representante exclusiva da Crystal Cruises no Brasil, acaba de formalizar uma parceria com a montadora Volvo, conhecida por fabricar alguns dos carros mais seguros do mundo. Na prática, o acordo entre as empresas visa oferecer traslados executivos com motorista para cruzeiristas que já viajaram com a Crystal Cruises, conhecidos como Crystal Society. Nesse primeiro momento o serviço de ida até o aeroporto é válido apenas para clientes que residem na Grande São Paulo. O modelo escolhido para realizar o serviço é o novíssimo XC90, SUV que acaba de desembarcar no Brasil em sua segunda geração. Mais informações sobre a novidade podem ser obtidas via tel.: (11) 3078-2474 ou 0300-777-2474.

 


AGAXTUR LANÇA CAMPANHA DE VENDAS DE CRUZEIROS PARA OS AGENTES DE VIAGEM

A Agaxtur começou a campanha Venda Premiada, destinada exclusivamente aos agentes de viagens. Serão premiados os 30 agentes ou agências que mais venderem cruzeiros marítimos na Agaxtur até o dia 15 de dezembro. Os vencedores terão direito a uma cabine dupla interna no mini cruzeiro do Costa Pacifica, com saída em 27/02/2016. São 3 noites fazendo o roteiro Santos, Porto Belo e Ilhabela. Mais informações www.agaxturcruzeiros.com.br


QUALITOURS REALIZA CAMPANHA PARA FIDELIZAR CLIENTES ÀS AGÊNCIAS DE VIAGEM

A Qualitours – especialista no segmento de cruzeiros Premium e de Luxo, investe em fidelização dos Clientes com seu agente de viagens e lança promoção única no mercado, na qual oferece um presente de boa viagem para os clientes das agências, acompanhado por nota pessoal, ambos colocados na cabine ou suíte, com ênfase no fator surpresa no primeiro dia do cruzeiro vendido. Esta oferta é válida até o dia 30 de dezembro apenas para cruzeiros vendidos das companhias marítimas Oceania e Regent Seven Seas por meio da Qualitours. Esta ação faz parte da proposta da Consolidadora de Cruzeiros em despertar no agente de viagens a iniciativa de buscar a fidelização de seus melhores clientes.