RUMO AO GRANDE DESAFIO

A partir do momento em que o primeiro transatlântico ancorar em nossa costa e em seguida zarpar superlotado de brasileiros para iniciar a temporada 2013/2014, mais uma vez teremos a certeza de que nosso trabalho a favor dos Cruzeiros Marítimos evolui no sentido de marcar o Brasil como um dos grandes destinos do setor em todo o mundo. Mais uma prova de que esse trabalho tem sido feito com seriedade e competência por parte de todos os atores envolvidos.

Será uma bela temporada, a que começará em novembro, tenho certeza. Agora, enquanto os transatlânticos navegam pelas águas do lado de cima do Equador, uma intensa atividade se desenvolve em nosso trade: contratação de mão de obra, checagem dos destinos – com todas suas oportunidades -, reserva antecipada de serviços. Cada detalhe é pensado por equipes de profissionais altamente qualificados, com o objetivo de entregar aos cruzeiristas mais uma experiência única e inesquecível de lazer, entretenimento, conforto e comodidade.

Claro, nem tudo é boa notícia. A redução de 15 navios da temporada passada para os 11 deste ano nos entristece. Mas a luta para voltar aos patamares anteriores não esmorece. As autoridades brasileiras haverão de compreender que a redução no tamanho deste negócio é prejuízo também para os cofres públicos.

Como sabemos, os Cruzeiros Marítimos cresceram tanto no Brasil que acabaram esbarrando na precária infraestrutura, numa das mais altas cargas tributárias do mundo e nos labirintos da burocracia. É necessário destravar os nós que emperram o desenvolvimento do setor.

Os números que envolvem os Cruzeiros Marítimos são grandiosos e o Brasil só tem a ganhar com seu crescimento, a começar por abrir suas portas aos turistas estrangeiros. Mas que se olhe para a contribuição do setor em outras áreas. Só para esta temporada, serão contratados mais de 2.500 tripulantes brasileiros nos navios que estarão em nossa costa. Se contarmos ainda os empregos gerados em escritórios, agências de viagem, receptivos e nas cidades onde os navios fazem escala, este número é quadruplicado.

Enfim, mais uma vez temos pela frente o compromisso de qualidade com os nossos clientes, que esperam sempre o melhor atendimento e as melhores condições para desfrutar os dias de lazer e entretenimento proporcionados pelos Cruzeiros Marítimos. Vamos trabalhar com toda a seriedade em busca do aprimoramento constante para merecer a confiança que, felizmente, cresce a cada temporada. É esta confiança que, não apenas vai nos ajudar a recuperar o terreno perdido, como voltar ao rumo do crescimento para atingir o topo. Este é o grande desafio – e venceremos.

Ricardo Amaral
Presidente da CLIA ABREMAR BRASIL

 


MSC CRUZEIROS CONQUISTA IMPORTANTES PRÊMIOS NO BRASIL

Líder do setor no país, a armadora recebeu o Prêmio Viagem e Turismo 2013/2014 por sua mais recente joia, o MSC Preziosa, escolhido como o melhor navio de cruzeiro por especialistas do setor. Além disso, foi também reconhecida por suas ações e resultados de comunicação com o Prêmio Lide de Marketing Empresarial 2013. Ambos os prêmios, realçam o excelente momento da companhia que investe cada vez mais em seus públicos-alvo e já está em contagem regressiva para o início da temporada na América do Sul.

COSTA CRUZEIROS E AGAXTUR: 45 ANOS DE PARCERIA

A companhia marítima e a operadora comemoram este ano 45 anos de parceria e amizade. Em 1968, a Agaxtur fretava o navio Andrea C, da Costa Cruzeiros, para realizar viagens pelo litoral sul-americano. A operação foi um sucesso e desde então, a Costa passou a posicionar na região suas principais embarcações, transformando a Agaxtur em sua revendedora preferencial. Atualmente, a Agaxtur é recordista em vendas de cruzeiros Costa no Brasil. Para esta temporada 2013/2014 na América do Sul, a operadora comercializa os dois mega navios Costa Fascinosa e Costa Favolosa. Uma placa de menção honrosa pela parceria duradoura foi entregue no dia 13 de setembro a Renê Hermann, diretor geral da Costa Cruzeiros para a América do Sul, por Aldo Leone Filho, presidente da Agaxtur.

 

ROYAL CARIBBEAN RENOVA COM UNIVERSAL ORLANDO RESORT

A Royal Caribbean e o Universal Orlando Resort apresentam novidades no pacote que combina um cruzeiro da companhia com a hospedagem em um dos resorts do complexo Universal Orlando. Novos navios e acréscimo de hotel fazem com que esta seja a melhor combinação entre marítimos e terrestres do mercado para as férias em família. Os pacotes oferecem estadia de três ou quatro noites no Universal Orlando Resort agora combinadas com cruzeiros de três ou quatro noites pelas Bahamas ou quatro, cinco e sete noites pelo Caribe a bordo dos navios Oasis, Allure, Majesty, Freedom, Enchantment e Brillance of the Seas.


SALA DE AULA COM VISTA PARA O MAR

A CVC começa a comercializar a programação completa de cruzeiros temáticos para a Temporada 2013 e 2014. Ao todo, serão 12 as opções de viagens tematizadas. Uma delas ocorrerá agora, de 16 a 19 de novembro de 2013. Trata-se da 9ª edição da Universidade Marítima CVC, posicionada como “a sala de aula com vista para o mar”, que já formou mais de 10 mil alunos. O projeto acontecerá no transatlântico Empress e trará a bordo ampla programação de workshops comandados por acadêmicos e profissionais renomados, e dirigidos a estudantes de Educação Física, Marketing, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nutrição, entre outros cursos. Os participantes recebem Certificado válido como hora/atividade ao final da viagem, reconhecido por universidades parceiras do projeto. Este cruzeiro é comercializado pela CVC Estudantes.


A MELHOR DA EUROPA
Pela sexta vez consecutiva, a Norwegian Cruise Line, representada pela Firstar, mereceu o premio“Europe’s Leading Cruise Line”, do World Travel Awards. O prêmio, que reconhece empresas do turismo pela excelência de seus serviços, tem votação feita por agentes de viagens e passageiros de todo o mundo. A Norwegian oferece, no verão, uma ampla variedade de cruzeiros na Europa, com duração de 2 a 23 noites em quatro diferentes navios Freestyle cruising. Na temporada 2013/2014, estarão no Velho Mundo o Norwegian Spirit, Norwegian Jade, Norwegian Epic, e Norwegian Star, cobrindo os mares Mediterrâneo, Adriático e Báltico.
 

QUALITOURS OFERECE CRUZEIRO AMBIENTAL PARA PÚBLICO JOVEM NO TAITI

O navio Paul Gauguin, da Paul Gauguin Cruises, representada no Brasil pela Qualitours, oferece aos jovens passageiros da luxuosa embarcação um programa especial sobre sustentabilidade: “Embaixadores do Meio Ambiente”, elaborado em conjunto com o oceanógrafo francês Jean-Michel Costeau — filho do ambientalista Jean-Jaques Costeau. O projeto, voltado para jovens entre 9 e 17 anos e suas famílias, acontece há nove anos e promove uma série de viagens com foco em atividades de aprendizado prático e interativo. Destacando as maravilhas naturais da Polinésia Francesa, região percorrida pelo navio, as visitas abrangem exploração de recifes de corais, palestras sobre ilhas vulcânicas e ecologia florestal, trilhas na floresta tropical e visitas a antigos templos polinésios. Neste ano, o navio fará um cruzeiro de sete noites pelo Taiti & Ilhas da Sociedade, com partidas em 21 e 28 de dezembro.