releases Toggle

GUIA DA CLIA ABREMAR BRASIL ORIENTA TURISTAS DE NAVIOS


Com o objetivo de informar o que é permitido levar para o navio, a documentação necessária aos brasileiros nas viagens nacionais, em cruzeiros na América do Sul e nos roteiros internacionais, bem como os procedimentos nos terminais e no desembarque, o Grupo de Estudos Técnicos de Infraestrutura e Operações da CLIA ABREMAR BRASIL (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) elaborou o Guia para Cruzeiristas.

“É um manual de pronta referência e de serviço para o cruzeirista. Sem dúvida, sua orientação ajudará desde a arrumação das malas até o desembarque, o que fará com que os hóspedes aproveitem com muito mais tranquilidade a viagem”, afirma Ricardo Amaral, presidente da CLIA ABREMAR.

Responsável pelo trabalho, validado pela Receita Federal e Polícia Federal, o Grupo de Estudos Técnicos da CLIA ABREMAR é coordenado por Márcia Leite, diretora de Operações da MSC Cruzeiros. “A parceria com a Receita e Polícia Federal foi fundamental para embasar as informações a brasileiros e estrangeiros neste trabalho, que é resultado do esforço deste Grupo”, conta Amaral, que reitera a importância de os agentes de viagens repassarem as informações ao turista – ou o link para download do Guia.

O Guia do Cruzeirista tem o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (AVIESP), Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), Concais S.A, Píer Mauá, Polícia Federal e Receita Federal, além das mantenedoras da Abremar: Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros e Royal Caribbean.


DIVISÃO EM TÓPICOS

O Guia do Cruzeirista é dividido em tópicos. No primeiro – “Preparando as Malas” -, sugere, por exemplo, que o hóspede do navio limite a quantidade de malas em duas unidades, cada uma pesando em média 20 quilos. Ou seja, cada cruzeirista pode levar 40 quilos de bagagem.

Em “Verifique sua Documentação”, hóspedes brasileiros em viagem pelo País são informados de que precisam de passaporte válido ou de carteira de identidade em bom estado de conservação para embarcar. No caso de roteiros para o Mercosul, carteira de identidade ou passaporte válido por, no mínimo, seis meses.

No item “No Terminal”, a orientação de que o check-in em qualquer companhia marítima não começa antes das 11 horas. Em “No Desembarque”, o alerta para que o hóspede, ao buscar a sua mala no terminal, verifique se é mesmo a de sua propriedade.

 

CLIA ABREMAR BRASIL (CRUISE LINES INTERNATIONAL ASSOCIATION) – Fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo no Brasil e atuar na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável para o setor, a Abremar passa a integrar, juntamente a outras nove associações de Cruzeiros Marítimos, a Cruise Lines International Association (CLIA), maior associação da indústria de cruzeiros do mundo, com representação na América do Norte, do Sul, Europa e Australásia, passando a se chamar CLIA Abremar Brasil. A CLIA, que representa os interesses das empresas de cruzeiros, agentes de viagens, autoridades portuárias e de destinos, bem como parceiros de diferentes setores de negócios, também está envolvida na formação e no treinamento de agentes de viagens, no desenvolvimento de pesquisas, na comunicação e no marketing, para promover o valor e a conveniência dos cruzeiros de férias, possuindo como membros milhares de agências de turismo e agentes de viagens. Para mais informações sobre a CLIA Abremar Brasil, visite o novo site www.abremar.com.br. CLIA Abremar Brasil também pode ser seguida pelo Facebook, em: facebook.com/CLIA.ABREMAR.BRASIL

Comments are closed.